Projetos


  • Gestão das Ações de Massa – PROGRAM

O Projeto de Gestão e Racionalização das Ações de Massa (PROGRAM) desenvolve um mecanismo para pronto atendimento das demandas com ingresso massificado. Foi lançado em 2007 para processar e julgar as ações de cobrança dos expurgos inflacionários (diferença entre a correção da poupança e o índice oficial de inflação) de planos econômicos das décadas de 1980 e 1990. Inicialmente chamado de Projeto Poupança, foi criado para atender as 54 mil ações individuais ajuizadas na Comarca de Porto Alegre, tendo sido ampliada a sua abrangência para todo o Estado, sendo chamado de PROGRAM II.
Ao longo desses 11 anos, o PROGRAM foi evoluindo em suas atribuições e, em 2016, passou também a atender ações envolvendo instituições financeiras a partir de temas já definidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

  •  Casamento Coletivo

O Casamento Coletivo, evento promovido pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre, é evento é gratuito para quem não puder pagar os custos do casamento civil e ocorre até duas vezes ao ano, na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça.

  •   Projeto Veraneio

O Projeto Justiça no Veraneio foi desenvolvido visando o acesso dos servidores e magistrados do 1º grau do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no reforço à prestação jurisdicional nas Comarcas do litoral, em face do aumento da demanda decorrente do extraordinário movimento de pessoas que para lá se deslocam nas férias de verão.

  •   Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (NUMOPEDE)

Com o objetivo de evitar a utilização indevida de ações judiciais e identificar demandas com potencial de serem repetitivas ou fraudulentas, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) instituiu o Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (NUMOPEDE).
O grupo terá a missão de monitorar expedientes e processos em andamento nos serviços judiciários, notariais e de registro, objetivando identificar demandas que possam comprometer a funcionalidade, eficiência e/ou a correção dos serviços.
Ainda, o NUMOPEDE apoiará Juízes de Direito e servidores na identificação dessas situações, bem como propondo soluções para os problemas e medidas preventivas.
O NUMOPEDE atuará através do auxílio de setores da CGJ e dos sistemas de informática (SAVI, BI e Themis).
Também disponibiliza o e-mail cgj-numopede@tjrs.jus.br para o envio de denúncias.